O vendedor em vias de extinção?

Algumas palavras portuguesas, caiem em desuso e por várias razões são às vezes conotadas com sentidos diferentes do seu real significado.

A função/palavra "vendedor", em portugal, está a ser substítuida por "técnico comercial", "comercial", "account manager", "relações públicas", "delegado de informação médica", "representante", "gestor de conta", entre outras designações.

Gostariia de pedir-vos a vossa opinião,
- sobre o porquê desta atitude?
- e se consideram que a palavra "vendedor" estará em vias de extinção?
:-)

Muito obrigado.

Paulo de Pombal

5 comentários:

rvilaverde disse...

E já agora, pegando novamente no pessoal do retalho:

Lojista; Assistente de Loja, Balconista! E ainda caixeiro! Nesta última, existem os de 1ª e os de 2ª!

Anónimo disse...

Muito sinceramente, eu acho que as primeiras a deixarem perder o valor do Vendedor, são os próprios vendedores. Hoje já não há patrões, há superiores; hoje já não há Empregados, há Colaboradores; hoje já não existem Vendedores... existe tudo o que eles quiserem inventar para "apagar" psicologicamente a lembrança de que são.. Vendedores!

Não compreendo qual é o problema destas pessoas, eu acho que os vendedores (os bons principalmente) são as pessoas com as personalidades mais fortes e capazes de atingir quaisquer objectivos e mais facilmente, do que qualquer outra pessoa qualquer.. Quem o faz, só tem que se orgulhar de o ser, porque foi o Vendedor que convenceu o trolha Manuel e o Sr. Dr. Juíz Pedro de Melo a comprar X produto, e no entanto secalhar essa pessoa que vendeu só tem o 4º ano de escolaridade.

Definitivamente, as pessoas têm que começar a dar mais valor àquilo que são, porque se ainda o são, é porque são pessoas profissionais, ainda pra mais num mundo competitivo em que vivemos hoje.

Paulo Silva de Pombal disse...

Carlos

Obrigado pelo teu comentário.
É essa atitude.
Podemos fazer diferença, ajudando mais pessoas a pensar dessa forma.

Se achares bem, recomenda o nosso blog e participa mais vezes.

Gostamos de ter textos originais de portugueses que sabem da profissão.

Manda-nos algo teu, para publicarmos no "nosso", nosso dos vendedores.

:-)

Um abraço

Paulo Silva de Pombal

shark disse...

A depreciação do termo anda de mãos dadas com dois factores, a meu ver:
a tradicional "inveja" de todos os restantes sectores de uma empresa relativamente aos seus comerciais.
e a excessiva proliferação de amadores e de vígaros no circuito de vendas, inerente ao crescimento inusitado do poder de compra e sob a prática tão portuga de não investir em formação adequada.
Por outro lado, a ausência de qualquer espécie de associação de classe digna desse nome deixa o ofício à mercê de distorções como a que a tão falada campanha do BES ilustra.

Anónimo disse...

Como comentário, tenho como ideia que se a palavra tem conotações menos boas, a nós se deve. Quando digo "nós" é pessoas, pois são elas que fazem a imagem de classe onde se inserem.
De facto temos hoje, em tempos remotos e no futuro, pessoas que não dignificam a classe. Provávelmente eu também serei um deles, mas é por esse motivo que este comentário é escrito, com o intuito de ser melhor e de clarificar uma imagem que se quer digna.
Sobre a pergunta, da palavra estar em vias de extinção não creio. Creio sim pelas razões atrás mencionadas que "caiu" em desuso, e que nos cabe a nós fazer com que ela ressuscite, com calma paciência e acima de tudo "verdade". As outras sim poderam passar a estar em vias de extinção, até porque muitas delas ou são "estrangeirismos" ou resultam de uma tradução dos mesmos.

Aníbal Santos