A Ordem diz mal dos Vendedores?

Muitas pessoas, inclusivé os próprios vendedores, dizem mal uns dos outros. Nós também somos clientes!!!!!
Há vendedores que por incompetência, ou ignorância, ou mesmo inocentemente, fazem coisas de "bradar aos céus".
Eu sei, não fica bem dizermos mal dos nossos. É politicamente incorrecto. Lamento...
Mas porque decidi colocar este tópico?
O objectivo é nobre. Há pessoas mal formadas na nossa profissão e todos nós em determinados momentos também já errámos, a maior parte das vezes não nos apercebemos e já houve situações em que a nossa imagem ficou muito manchada e se de facto não nos apercebemos, pior ainda.
Há dois tipos de comportamentos que adoptamos, quando nós Vendedores somos clientes.
1º- O Tolerante - Toleramos os erros dos nossos colegas e até temos paciência para ajudar os colegas do telemarketing que nos ligam à noite para casa, provavelmente dando-lhe umas dicas, se vemos que estão a fazer algum erro.
2º - O Implacável- Não conseguimos aceitar qualquer falha dos vendedores que nos abordam.
Eu sei, pode haver mais comportamentos, mas a grande verdade é... como somos do "métier", estamos muito mais atentos à forma como o nosso colega está a agir e somos naturalmente críticos.
Isso é bom ou é mau? Peço que digam da vossa justiça, nos comentários abaixo.
Respondendo à pergunta mais acima, decidi colocar este tópico porque há coisas que me "irritam", (às vezes temos que dar asas à indignação), eh!eh! ... e "irritam-me" especialmente porque tenho muito receio de já ter feito coisas idênticas, mesmo involuntariamente.
Dando um exemplo: Tenho andado a ver umas casitas para comprar e tenho visto defeitos e virtudes em todas elas e comento com o colega, mas........ quando eu digo que o chão está torto (o qual se vê claramente) e o vendedor insiste em dizer que não está.... Irra!!!
Porque será que alguns de nós tem esta mania?
Sejamos críticos e vejamos todos os erros e também virtudes dos nossos colegas que nos atendem, (quando estamos no papel de "cliente"). Aprendamos com as boas e as más práticas, evitando as primeiras e imitando as segundas.
À "Ordem dos Vendedores", pertencem Vendedores, que querem sempre aprender. Eu todos os dias dou três passos em frente e um ou dois para trás. Enquanto assim for acontecendo, o saldo é positivo.
Até breve, "Vender é ajudar!"
Comenta, entra em contacto comigo , ou com os colegas no nosso Fórum do Vendedor.
Um abraço

Todos os direitos reservados.
Pode reencaminhar, partilhar e/ou publicar este artigo, colocando os créditos da seguinte forma:
Copyright Novembro 2007, http://www.ordemdosvendedores.com/ - Paulo Silva de Pombal.

Sem comentários: