Sem identificar o nosso colega, colocando um nome fictício, decidi publicar esta resposta.
Penso que poderá ajudar outros jovens vendedores que procuram encontrar uma solução profissional à sua medida.
Trata-se de um colega que tem alguma ansiedade como todos nós já tivemos nestas circunstâncias e nos pediu uma opinião de como poderá ter corrido a sua entrevista.
"... António,
Não sei como conseguiste essa entrevista,
mas assim como conseguiste essa também conseguirás outras (vai afinando o método).
É tudo uma questão de tempo e persistência.
Estás nervoso porque aparentemente dependes apenas dessa entrevista,
se tivesses mais 2 ou 3 em carteira, estarias um pouco mais tranquilo.
Vou encaminhar o teu email aos meus amigos
Ferreira Marques e Traças de Sousa
especialistas nessa área,
para que te possam dar umas dicas, para além destas.
Assim de forma breve posso dizer-te:
Mantém-te em campo e procura mais possibilidades,
como se essa não tivesse corrido bem.
O facto de te terem dito "até breve" pode ser uma frase feita que é dita a todos, o "até breve" tanto pode querer dizer, "Gostei de ti, vou voltar a ligar-te porque tenho pressa em resolver este assunto" como pode querer dizer "Ainda não sei o que te dizer, mas tenho muita pressa em resolver este assunto", ou seja uma grande certeza, quem te entrevistou está com pressa.
Agora perante o que me disseste, recomendo-te vivamente:
- Para a próxima quem entrevista és tu.
- Prepara todas as questões que tenhas e não te inibas em "pedir" toda a informação que tu necessitas, para tu tomares decisões
Eles precisam de bons profissionais.
E um bom Vendedor é aquele que sabe fazer boas perguntas,
se não as fazes na entrevista (poderá pensar o entrevistador) que é porque não as sabes fazer aos seus potenciais clientes.
Vender é ajudar!
Estás a vender o teu tempo e conhecimento, em troca de dinheiro. Tens que ajudar o entrevistador a tomar a decisão mais acertada, que será na tua opinião "contratar-te". A opinião dele tem que coincidir com a tua.
Vender é informar!
Faz com que o teu cliente, (o que vai comprar o teu produto, que é o teu conhecimento e teu tempo) fique bem informado do que podes fazer por ele. Voltando ao início, só sabes o que podes fazer pela sua organização, se souberes o que eles fazem, como fazem, quando fazem, porque o fazem, etc, etc.
"Falhar a preparar, é preparar para falhar" Dizia a Victoria.
Prepara-te bem!
Um abraço..."
O nosso colega "António" já me respondeu e parece que o ajudei. Espero que este conteúdo também te ajude a ti.
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Copyright Novembro 2007, http://www.ordemdosvendedores.com/ - Paulo Silva de Pombal.Todos os direitos reservados.
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