Hoje recebi um telefonema, não conhecia o número de telefone.
Do lado de lá alguém diz: - Sr. Paulo, esteve connosco na feira de exposições à um mês atrás, sou "fulano" da "empresa x" desculpe o atraso, mas já consegui encontrar a resposta para a questão que me colocou. Temos 3 equipamentos, dois com 15 watts e um com 45 watts.
Com um pouco de esforço recordei a situação.
- Qual é o preço? Perguntei.
- 70, 80 e 200. Respondeu.
Agradeci e disse-lhe que o que me resolveria o problema seria apenas o de 45 watts, mas por esse preço não justificava o investimento.
Simpaticamente despediu-se com a sensação de ter o dever cumprido.
Mas não tinha e foi pena. Eu poderia ter sido cliente.
Não hoje, mas quem sabe no futuro.
Não decorei o nome do jovem simpático, nem o nome da empresa. Sei que era o stand de loja de animais numa feira. Mais nada.
Que deveria ele ter feito? Que achas?
Para quem está de fora é fácil corrigir à posteriori.
Por isso é que este site é útil para analisarmos estas questões doutra perspectiva.
Como te terias preparado para o telefonema?
Que farias se o cliente quisesse o equipamento mais barato, eventualmente inadequado?
Que farias se quisesse experimentar primeiro?
Que farias se dissesse NÃO?
O jovem vendedor (muito simpático) CUMPRIU a sua PROMESSA de me contactar.
Mas......
O tempo que gastou em pesquisas e o dinheiro que gastou em telefone foi para o lixo.
Que poderia ele ter feito de diferente e porquê?
Mesmo que ele percebesse que eu não queria algum daqueles equipamentos, ele sabia que eu precisava dele PORQUE eu teria um animal de estimação.
Poderia explorar isso.
- Que animal tem?
- Como se dá com ele?
- Que idade tem?
- Que raça é?
Sabe que esses animais são cada vez mais comprados pelas suas qualidades de .....
Se ele tem uma loja de animais e afins e eu tenho um animal de estimação, existe uma grande probabilidade de eu necessitar de algo da loja.
O Mínimo que poderia ter feito, para "cobrar" o seu trabalho era recomendar a sua loja para outra necessidade que eu tivesse.
O NÃO que eu lhe dei desmotivou-o e desencorajou-o.
A venda imediata era o seu objectivo primário e colocou tanto empenho nesse objectivo que se esqueceu, que eu poderia ser cliente doutros produtos.
Se ele tivesse deixado algum contacto, se ele me tivesse dito onde era a loja, se ele me tivesse proposto ir ao seu site e assinar a sua newsletter de como tratar bem animais, se ele me tivesse envolvido numa conversa e sondado um pouco, enfim se ele tivesse colocado um pouco mais de empenho e se lembrasse que poderia haver um objectivo secundário, teria aberto outra porta.
PERDEU TUDO! E NÃO VENDEU NADA! Nem sequer a imagem da companhia!
Eu quero ver se aprendo com isto! Nas costas dos outros vemos as nossas.
PREPARA sempre os teus TELEFONEMAS E CRIA CENÁRIOS ALTERNATIVOS ao principal!
Motiva-te.
Manda-me um email com as tuas necessidades com os teus desabafos, com casos de sucesso, com estórias reais, com poemas, etc.
Inspira-te.
Ensina - Partilha - Aprende
Um abraço
Paulo Silva Só
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