O que vais fazer por ti, este ano?

Por Jeffrey Gitomer

(publicado na http://www.vendamais.com.br/)


O ano começa. Boa!

Novas oportunidades. Novas metas. Novos começos. Isso, vamos lá.



Devagar, campeão.



Antes de começares a subir uma nova montanha, pergunta que montanha queres subir.



Se é a tua montanha ou a montanha das outras pessoas, do teu chefe, da tua empresa. A maioria das pessoas assume os objectivos que a companhia exige. São objectivos importantes para a sua carreira, para sua segurança no emprego, para o seu salário MAS tu realmente queres alcançá-los? Tens aqueles objectivos bem dentro de ti, sonhas com eles?

Provavelmente não. Afinal, são objectivos e metas que tu és obrigado a atingir. Tens que fazer aquilo. Não necessariamente queres fazê-lo. Objectivos de fora, não de dentro. Não são os teus sonhos. São apenas imposições.

Antes que todos os líderes do Brasil fretem um vôo para me estrangular (e logo na minha estréia na VendaMais, poxa...), não estou dizendo para as pessoas ignorarem suas responsabilidades corporativas. Apenas que elas gastem mais tempo para perceber o que elas estão conquistando de pessoal.

Estou dizendo para você ter objetivos na sua vida pessoal, assim como os têm na vida profissional. Que seja uma pessoa completa, que se desenvolva sempre. Que busque aprender mais, crescer mais. Isso irá se refletir. No final, você terá muito a ganhar. Você será um profissional mais completo e desejado pelos clientes e pelo mercado. Pessoas que só se preocupam com o profissional têm dois nomes: "chatos" e "estressados". Algumas dicas para você:

1. Concentre-se no que você quer – e não apenas no que eles querem. Busque suas metas pessoais ao mesmo tempo que você almeja pelas metas de sua carreira. Quando alguém vem e me diz "Poxa, Jeffrey, eu dediquei àquela empresa os melhores anos da minha vida..." eu respondo "Que besteira. Você já morreu? Então faça desse o melhor ano de sua vida". Quem seguir esse conselho vai conseguir dar uma virada na carreira, além de perder o motivo para reclamar.

2. Passe mais tempo sozinho - Invista em você. Vá andar, se exercitar, ler, e pensar. Televisão pode ser bom, mas ela impede que você faça o seu melhor. Já viu algum milionário dizer que conseguiu o que conseguiu assistindo TV? Enquanto alguns vendedores estão ligados na telinha, eu estou escrevendo artigos e livros. Pense nisso.

3. Faça coisas que o desenvolvam como pessoa - Aprenda algo novo todos os dias. Estude algum assunto uma hora por dia. Se você dedicar uma hora por dia para alguma coisa – qualquer coisa – em cinco anos você será um especialista renomado naquilo. E, se cinco anos parecem um longo tempo, pense na velocidade com que 2005 passou.

4. Faça coisas que o façam se sentir bem - Menos fumar e beber, que o fazem sentir-se bem, mas roubam sua saúde.

5. Doe algo para alguém - Tempo, dinheiro, recursos, não importa. Vá e doe. Faça-o pessoalmente. Doe sangue, vá a asilos. Você vai entender porque dizem que é melhor dar do que receber.

6. O espelho do banheiro é a sua realidade - Tire proveito disso. Pense bem, o banheiro é o único lugar onde você tem privacidade absoluta, onde você está sozinho consigo mesmo. Encare a si mesmo, seja honesto com quem você é e onde você está indo.

Isso tudo você pode fazer agora mesmo, e não custa nada. Custa apenas você querer. E aqui vai uma dica para tornar tudo um pouco mais fácil: levante-se uma hora mais cedo. Isso irá lhe dar um tempo precioso. Para você aprender alguma coisa, para colocar as idéias em ordem, para se exercitar. A maioria das pessoas têm as melhores idéias e é capaz de realizar mais coisas logo de manhã, então use-a bem, e da melhor maneira que você puder.

Tempo, acima de tudo, para decidir. Tome uma decisão agora. Decida, não escolha. Algumas pessoas chamam de "escolha", mas é uma palavra ruim. Não tem a força ou o compromisso de uma decisão. Tome decisões a seu favor. Decida o caminho que irá levar sua carreira para frente, e não aquele que o leva para a frente da televisão. Decida o seu sucesso, seu futuro, decida como você quer passar o ano, decida sua felicidade.

TRÊS PERGUNTAS QUE TODO VENDEDOR DEVE FAZER NESSE COMEÇO DE ANO

Um: Você acha que é o bom em vendas? Aposto que sim. Boas comissões, destaque entre seus colegas, uma baita carteira de clientes, você está com tudo.

Dois: Você acha que pode melhorar em alguma coisa? A maioria já sabe que a resposta é sim. Aliás, é sim, mais do que você imagina.

Três: Você tem um plano para dobrar suma habilidade como vendedor e seu faturamento esse ano? Ai, ai, ai. Mas não se preocupe, a maioria não tem. E ainda há tempo de você fazer o seu.


Jeffrey Gitomer é o autor de A Bíblia de Vendas (M. Books). É um dos palestrantes de vendas mais respeitados e requisitados do mundo, tendo como clientes Coca-Cola, a empresa de telefonia móvel Cingular, hotéis Hilton, Finantial Times, Mercedes-Benz, A.C. Nielsen, IBM, AT&T e centenas de outras empresas. Responsável por três sites nos Estados Unidos voltados à vendas e carreira, Gitomer também é colunista de importantes revistas de negócios do mundo.


Visite o site: http://www.gitomer.com/


Assina o Boletim grátis





Sem comentários: