Porque não “Vendedor”? Será ilegal?

"António Guilherme, Consultor Comercial". Esta é a informação que consta num cartão de visita que me foi entregue esta semana. A designação é elegante e aparentemente muito profissional.

 

Se "Consultor Comercial" quer dizer, "vou aconselhá-lo de como fazer a melhor compra, … a mais adequada ás suas necessidades, … ao incremento da sua segurança, … à sua qualidade de vida, … ao seu conforto, … à sua tranquilidade, … à felicidade da sua família", etc, etc e " com isso vamos fazer negócio de forma a ambos ganharmos", até me soa bem este epíteto.

 

No entanto se "Consultor Comercial" quer dizer, "sou um profissional especializado, algo hábil em comunicação e … que necessito de vender para cumprir objectivos e … que não vendo nada há mais de seis meses e … que estou a ver as coisas a correr muito mal para o meu lado e … que tenho aqui mesmo aquilo que precisa e … que é espectacular e … que se eu fosse o senhor, aproveitava já a oportunidade e … que nem me estou a aperceber, mas estou a fazer uma figura ridícula, porque provavelmente estou a ser topado pelas "habilidades" comerciais que estou a utilizar",

 

… então essa designação é uma FRAUDE e o profissional não é nada a não ser um extorsionário de dinheiro, à força de tentativas de manipulação e de deselegantes abordagens. Não foi o caso de quem me entregou o cartão (desta vez), mas há quinze dias atrás, tinha sido (já agora, o nome "António" é fictício).

 

Não ponho em causa as designações, ponho em causa o facto de se intitularem de consultores e não o serem verdadeiramente. Um verdadeiro Consultor, tem de ser mesmo um consultor, tem de "dar" consultas, tem de resolver as "doenças" do seu doente e não pode baralhá-lo de forma a adequar o único "remédio" que tem em armazém à sua doença.

 

Um verdadeiro consultor, pode ter que dizer ao seu cliente:

- Não tenho o "remédio" para a sua "doença", mas sei quem tem.

- O "remédio" que me está a pedir não se adequa à sua "doença".

- Não lhe vendo esse "remédio", porque seria para si um investimento desperdiçado.
Por vezes, vender, é não vender.

 

O verdadeiro consultor, vale pela consulta, vale pela informação. O verdadeiro consultor é um "motor de pesquisa" e atrai os clientes pela valiosidade da informação que tem em seu poder.

 

Este tipo de designações, está cada vez mais em voga. Parece que temos receio de dizer o que fazemos. Parece que se dissermos que queremos vender, alguém vai levar a mal.

 

Será que ser Vendedor é uma actividade é ilegal?

 

Um abraço a todos os honrados Vendedores/Consultores.
 

Com amizade,

 

Paulo Silva
de Pombal
 

 

 

 

 

Sem comentários: