O cliente de sonho, é o cliente que paga!

Recentemente numa reunião de partilha de ideias e negócios, alguém perguntou: - Qual é para ti o cliente de sonho? e  alguém respondeu: - Para mim o cliente de sonho, é aquele que paga!

Seria bom pensar porque é que os clientes demoram a pagar ou às vezes nem pagam, necessitando as empresas de recorrer a vias judiciais ou mesmo a empresas especializadas, para poderem ser ressarcidos. Na verdade antes de fazer qualquer negócio que nos pareça demasiado fácil devemos, tentar perceber porque é que está a ser "demasiado fácil". A tentação de fechar vendas rapidamente é muito grande e nem questionamos. É fundamental avaliar o risco de todos os negócios. Por vezes estes negócios fáceis, arruínam o fornecedor e consequentemente toda a sua equipa de trabalho. A venda fácil tem muito que se lhe diga. Somos também culpados, pela pressão que colocamos. Com ganas de ganhar o negócio à concorrência, com vontade de fazer parecer que as coisas estão a correr bem, porque há novas notas de encomenda, esquecemo-nos dos riscos futuros.

"O cliente de sonho, é aquele que paga", mas somos nós que devemos mudar o comportamento e não empurrar mercadoria à força. Necessitamos de nos diferenciar. O meu produto pode ser igualzinho, ou até pior do que a concorrência, mas eu sou diferente do vendedor da concorrência, eu tenho que mostrar o que valho nos serviços acessórios que proporciono. Eu quero fazer o cliente feliz. Um exemplo muito simples: Um dia um colega nosso que vinha de Gaia a Coimbra, descobriu que uma sua cliente tinha a filha a estudar no Porto. De imediato se ofereceu a ser "correio" para a mercadoria que a mãe quisesse mandar à filha. Adivinhemos o que se passou depois - nunca esta cliente lhe encomendou o que não podia pagar, nunca esta cliente lhe deixou de pagar o que lhe encomendou. Diferencie-se! Por vezes bastam atenções simples e muito provavelmente evitará sofrimentos, pois o seu cliente agradecerá, encomendando a si e pagando na hora devida.

 

Paulo Silva de Pombal

www.OrdemDosVendedores.com

 

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