Como combater uma Economia Lenta?

No grupo da Ordem dos Vendedores em http://www.linkedin.com/e/gis/38271/74D6BF56B5CB o Nuno Moreira Rato colocou a seguinte questão "To succeed in these turbulent times what should we do?".  Sugere a participação à discussão em http://polls.linkedin.com/p/15245/yjcyz . Através do artigo do Hélder (que mais uma vez disponibilizou o seu know-How ao nosso blog) existe uma possibilidade de resposta à questão dele. Vejam abaixo a intervenção de conteúdo nacional "do Norte". (Obrigado Hélder)
Vender, é vencer a crise! - Um abraço - Paulo Silva de Pombal
 
Como Combater uma Economia Lenta

 

Por: Hélder Falcão

 

Não fique de braços cruzados a ouvir as queixas da crise. Use o seu tempo para

melhorar as suas capacidades de convívio em negócios.

 

 

P: Quando a economia é lenta, a obtenção de novos negócios torna-se mais difícil.

Como posso construir o meu negócio numa economia em recessão?

 

R: Estamos a viver uma recessão económica que está a demorar a ser ultrapassada.

Sempre que existe uma curva descendente, esta crise é fortemente sentida por vendedores, empresários e outros profissionais de negócios.

Empresários bem sucedidos aprenderam com o passado. Para muitos de nós, esta não será a nossa primeira recessão. Então, o que aprendemos de períodos recessivos no passado?

 

Há alguns meses atrás, estava a participar num Cocktail de Negócios, onde todos se estavam a queixar da crise. Durante todo o evento, o tópico favorito de discussão era a dificuldade em obter novos negócios, efectuar boas transacções e a tendência pouco promissora em ver as empresas a florescer. Todo o evento estava a ser depressivo porque praticamente todas as pessoas estavam obcecadas com os problemas económicos e o seu impacto nas suas empresas.

Fui apresentado a um dos vários agentes imobiliários que estavam presentes. Dada a diminuição dos valores dos terrenos, casas, coloquei-lhe a pergunta standard, "Como vão os negócios?". Não queria ouvir outra variação da resposta: que crise estamos a atravessar…Contudo, ele partilhou comigo que estava a ter um ano excelente.

Naturalmente, fiquei surpreendido e perguntei-lhe, "Trabalha numa imobiliária,

certo?".

"Sim", respondeu ele.

"Estamos em Portugal, certo?", perguntei-lhe novamente.

"Sim", respondeu-me com um sorriso.

"E está a ter um ano excelente?", perguntei-lhe novamente.

"Estou a ter o meu melhor ano até à data!", respondeu o agente imobiliário.

"O seu melhor ano?", disse eu. Após pensar durante momentos, perguntei-lhe, "é o primeiro ano que trabalha no ramo Imobiliário?

"Não", respondeu-me com uma gargalhada. "Estou no negócio de imobiliário há quase 10 anos".

Perguntei-lhe como é que ele conseguia obter tanto sucesso, dadas as condições económicas que atravessamos e a competição cerrada. Ele tirou do bolso do casaco um crachá que lia, "Recuso-me a participar na Crise!"

"É esse o seu segredo?", perguntei-lhe. "Recusa-se a participar na crise, e assim os seus negócios aumentam?"

"Exactamente", disse ele. "Enquanto a maior parte da minha competição se queixa da crise, eu ando por todo o lado a fazer convívio em negócios com os meus contactos e a gerar novas referências através de discursos acerca da excelente oportunidade que agora existe em investir em imobiliário!

Considerando o que ele disse, olhei à minha volta e escutei durante alguns momentos enquanto todas as pessoas se queixavam da crise que estavam a atravessar. Concluí que muitas poucas pessoas estavam a conviver e à procura de novos negócios. Como resultado, poucos ou nenhuns negócios estavam a ser realizados ou passados.

Se quiser ser bem sucedido em negócios, tem de compreender que não existem rigorosamente nenhumas vantagens em queixar-se às outras pessoas da crise ou dificuldades que atravessamos. Quando se queixa acerca da crise, metade das pessoas que o escutam não querem saber e a outra metade fica contente por saber que está pior que eles!

Enquanto não pode controlar a economia ou a sua competição, pode controlar a sua resposta à economia. Referências podem manter o seu negócio dinâmico e próspero durante um período de recessão.

Durante esta recessão que ainda se faz sentir, observo largas dezenas de empresas a crescer e a florescer. Elas continuam a ser bem sucedidas porque de forma consciente tomaram a decisão em "recusar-se a participar na crise".

Fizeram-no através do desenvolvimento das suas capacidades de convívio em negócios e no processo de aprendizagem na construção do seu próprio negócio através do método boca-a-boca.

Pode fazer o mesmo utilizando as seguintes estratégias:

 

1. Diversificar a sua rede de contactos. Necessita de largura e profundidade. Participe em diferentes tipos de grupos.

 

2. Recuse-se a ser um "homem das cavernas". Seja visível. Saia e conheça pessoas novas em eventos de convívio em negócios.

 

3. Aprenda em como trabalhar nas reuniões em que participa. Não se chama "net-sit" ou "net-eat", chama-se "network". Aprenda sistemas de convívio em negócios e técnicas que se podem aplicar a diferentes tipos de organizações que frequenta.

 

4. Prepare-se. Prepare apresentações e introduções para fornecer a outros profissionais nos convívios em negócios e reuniões.

 

5. Desenvolva a sua esfera de contactos. Existem grupos de profissionais de negócios que têm relações de não-competição, com os quais pode desenvolver sinergias para benefícios mútuos.

 

6. Conheça os seus objectivos. Talvez o mais importante, seja compreender que o convívio em negócios é mais acerca de cultivar e não de caçar. É acerca da construção de relações com outros profissionais de negócios.

 

Não deixe que uma economia em recessão seja a sua desculpa para o insucesso. Por outro lado, faça dela a sua oportunidade para progredir. Não é o que eu sei ou quem eu conheço, é sim, o quanto bem eu conheço as pessoas que conta. Numa economia dura, é o seu capital social que tem valor. Faça bom uso dele e vai florescer enquanto os outros se continuam a queixar.

 

Hélder Falcão é o Director Nacional do BNI em Portugal e no Brasil. O BNI caracteriza-se por apenas permitir uma pessoa por profissão em cada grupo de negócios. O ano passado foram trocadas em todo o mundo mais de 5.5 milhões de referências que originaram mais de 1.9 mil milhões de Euros em negócios. Em Portugal, o BNI está presente em todo o país e já ajudou a facturar mais de 15 milhões de Euros em negócios para os seus membros. Visite em www.bni.pt

 

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