A chave para o Networking

 

Por: Hélder Falcão - Porto
 
Ao construir relações duradouras, baseadas na confiança, ajudará a "abrir as portas"

para outros tipos de networking de qualidade.

 

Quando dizemos aos empresários que as relações são a chave para desenvolver networking pessoal e

profissional, por norma sorriem e reconhecem o conceito sem nunca o valorizarem. Permitam-me

perspectivar esta ideia.

Imagine que está de pé numa sala ampla, cheia de pessoas, e eu peço a todos que mostrem os seus

porta-chaves. Visualize todas as pessoas a segurar as suas chaves de casa, do escritório e dos seus

automóveis enquanto lhes peço que as mostrem à sala.

A minha questão é esta: Entregaria as chaves do seu automóvel a um estranho? E as do seu escritório,

ou de sua casa? É evidente que não!

Agora, em vez da chave de um carro ou da chave de casa, imagine que tem a chave que abre a porta

para uma relação importante com um colega, com quem outra pessoa gostaria de estabelecer contacto.

Digamos que você possui a chave desta relação mas, não conhece a pessoa que pede esta chave. Você

daria essa chave? É evidente que não! E porquê? Porque quando você passa uma referência, você está

também a passar uma parte da sua reputação. Se for uma boa referência, ajuda a sua reputação, mas se

for uma má referência, prejudica. Intuitivamente, só entregará as chaves a uma pessoa que conhece e em

quem confia.

O que mais gosto nesta metáfora é a forma como funciona em dois níveis. Primeiro, não só entregará as

chaves de uma relação até conhecer bem a pessoa. Mas mais importante, os outros não sabem quais as

chaves que realmente tem, até que confie suficientemente neles para lhes dizer.

Não é só você; ninguém está disposto a entregar as chaves para relações importantes enquanto não

conhecerem e confiarem na pessoa que as pede. Infelizmente, ao fazer networking, algumas pessoas

esperam que os estranhos lhes entreguem as chaves imediatamente.

Pense nos seus parceiros de referência. Ficaria surpreendido se eles mantivessem, no bolso, as chaves

de outras referências até sentirem que lhas podem confiar? Não deveria. Então, como se começa este

processo de troca de chaves?

Tudo se resume a estabelecer uma relação de credibilidade com os seus parceiros de referência. Vimos

muitas pessoas que consideram que o networking é, essencialmente, conhecer pessoas e fazer negócio

nesse mesmo momento, nesse mesmo lugar. É isso. Conhecem uma pessoa e concentram-se em dizer o

que precisam ou que tipo de negócio pretendem. É como dizer, " Olá, o meu nome é Hélder. Vamos fazer

negócio."

Um networking eficaz é simplesmente construir relações com outros que podem referenciá-lo, logo que

confiem em si e sintam a sua lealdade. Esta é, verdadeiramente, a chave do sucesso do networking. Mas

este processo requer tempo. Este não é um esquema "enriqueça-rápido".

Se existisse um único conceito networking, identificaria aquilo que a maioria dos empresários não

compreende, ou seja construir relações ao longo do tempo. Eles ouvem, reconhecem a sua importância,

depois perguntam qual a melhor forma de fechar negócio quando se conhece alguém pela primeira vez. A

resposta mais curta é, não se fecha. Concordo, que todos temos uma história de sorte acerca de um

primeiro encontro que terminou em negócio mas, isso é uma excepção. A norma num networking eficaz é

construir uma relação para gerar referências duradouras.

Penso que ficará surpreendido com o poder deste conceito quando colocado em prática. Pense desta

forma: Quando chegar o momento em que pode, sem hesitação, entregar as suas chaves a alguém,

estará na melhor posição possível para começar pedir as chaves das relações que lhe interessam.

 

Hélder Falcão é o Director Nacional do BNI em Portugal e no Brasil. O BNI caracteriza-se por apenas

permitir uma pessoa por profissão em cada grupo de negócios. O ano passado foram trocadas em todo o

mundo mais de 5.5 milhões de referências que originaram mais de 1.9 mil milhões de Euros em negócios.

Em Portugal, o BNI está presente em todo o país e já ajudou a facturar mais de 15 milhões de Euros em

negócios para os seus membros. Visite em www.bni.pt

 

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