Por: Prof. Ernesto Tages
Na presente conjuntura é cada vez mais frequente encontrarmos situações em que os profissionais de vendas são pressionados a atingir os objectivos de venda a qualquer custo. Lamentavelmente, alguns responsáveis dos níveis de gerência e as vezes até os próprios vendedores, não cerceiam meios para exercer essa pressão chegando até o ponto de ignorar o que a ética recomenda. Na voragem do dia a dia perdem perspectiva sem terem consciência que ao agir assim estão a comprometer a subsistência da própria empresa a longo prazo.
O pessoal de campo é o mais frágil nesta situação tendo que enfrentar por um lado os que o "apertam" para que feche negócios e pelo outro servir com honestidade e ajudar a satisfazer as necessidades reais dos seus clientes. Sem dúvida que esta é uma luta de forças que nem sempre é fácil de lidar e constantemente requer uma hábil gestão emocional própria e dos intervenientes neste relacionamento.
Abusar da confiança de um antigo cliente para fazer uma venda estética, quer dizer que seja bem vista, mina a credibilidade do profissional de vendas e corrói o vínculo que lhe assegurará futuros negócios. Pão para hoje, fome para amanhã.
Uma hábil gestão emocional nos garante uma optimização dos nossos recursos sem ter que entrar em conflitos de valores, profissionais ou de relacionamentos. Com uma hábil gestão emocional você ganha o pão para hoje e a possibilidade de criar uma padaria própria para seu amanhã!
Votos de sucesso!
Prof. Ernesto Tages.
Emotional Excellence
Sem comentários:
Enviar um comentário