Por acaso, conheces alguém com quem tens dificuldade em te relacionar?

"Por Karen Jardzwski. Material publicado na E-zine do site www.motivaonline.com.br"

Por acaso você conhece alguém com quem tem dificuldade em se relacionar? Pode ser o sabe-tudo, que acha que conhece todas as respostas; o crítico, que nunca gosta de nada; o tagarela, o vítima e tantos outros "personagens" que nos rodeiam.

Muita gente me pergunta como lidar com essas pessoas, já que a convivência é inevitável. Minha primeira sugestão é procurar aprender mais sobre o ser humano, suas ações e reações e principalmente a origem de seus comportamentos. A partir do momento que compreendemos melhor os outros, nos tornamos capazes de conhecer mais a nós mesmos. Afinal, qual será o nosso personagem? Você está mais para vítima ou crítico? Bem, essas perguntas são só para você refletir sobre o seu comportamento antes de criticar as pessoas.

Vamos voltar ao ponto principal desta E-zine: como se relacionar com determinados tipos de pessoas? O especialista Murray Oxman selecionou os comportamentos mais comuns e os reuniu no Guia Rápido para Lidar com Pessoas Difíceis, da editora Gente. Nesse guia, é possível através da descrição do autor, identificar quais são as principais características dos perfis e aprender a conviver com eles. Despertei sua curiosidade? Então, acompanhe alguns exemplos que selecionei para você:

O tagarela Para lidar com as pessoas que costumam falar muito e geralmente sem foco em seus assuntos, interrompa-as dizendo: "Tudo bem, mas vamos voltar ao que interessa".

O insistente Sabe o que você faz para conviver com aquele seu colega que vive insistindo para fazer o que você não quer? Em vez de procurar desculpas, tenha coragem de dizer "não". E, principalmente, nunca se sinta culpado por isso.

O intrometido Eles sempre têm uma solução para o problema dos outros, mas não solucionam a própria vida. Eles devem saber que suas sugestões, às vezes, são valiosas, porém, ao contrário de saírem dando conselhos, que pensem antes em seus problemas.

Esses são apenas alguns exemplos de pessoas com comportamento difícil, contudo Murray afirma que é possível conviver com elas sem maiores aborrecimentos: "A maneira como direcionamos os sentimentos e o tipo de vida que temos é responsabilidade nossa". E ainda complementa que toda pessoa é difícil se você age com ela de maneira incorreta. A convivência será fácil se você souber lidar corretamente com essa pessoa. Então, procure aprender sempre mais sobre o ser humano!

Motive-se sempre! Um grande abraço!

Karen Jardzwski
Editora-executiva
E-mail: karen@motivaonline.com.br

Sem comentários: