Campanha recente do BES

É com alguma tristeza que vemos a recente campanha do BES, que retrata os vendedores como hábeis manipuladores de clientes.
Essa tristeza não advém do facto dessa “caricatura” ser completamente falsa, mas sim pelo facto de haver na verdade profissionais que ainda trabalham assim (não escamoteemos a verdade)

Como em muitas outras profissões de dignidade reconhecida e de interesse público inquestionável, o vendedor tem um papel primordial na sociedade e na economia.
Em qualquer empresa, sem haver vendas, sem haver entrada de dinheiro nada acontece.
Todos nós já vendemos e comprámos qualquer coisa, dependemos do comércio e esse comércio é feito por vendedores.
Há vendedores sérios e há trabalhadores que não são dignos desse nome, pela sua conduta e forma de trabalhar, inadequadas.

As empresas clientes e fornecedoras, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, as associações profissionais, os sindicatos, as empresas de formação profissional, as escolas secundárias e universidades, todos temos a responsabilidade de ensinar/educar/formar, os futuros profissionais vendedores.

A “ordem dos Vendedores” está representada por um blog www.OrdemDosVendedores.blogspot.com e um site www.OrdemDosVendedores.com e tratou-se inicialmente de uma brincadeira que tem lentamente tomado forma.
Não se pretende que seja um clone de outras “ordens” profissionais mas sim um mural de chamada de atenção para o “problema” representado pela campanha do BES e assim como, um fórum de partilha entre estes profissionais, que não estão representados dignamente em nenhuma associação formal.

Pensamos que “Vender é ajudar! Vender é resolver problemas!”, é criar satisfação com as soluções que apresentamos, sejam elas máquinas industriais, automóveis, electrodomésticos, imóveis, ou um simples par de meias.

Pretendemos chamar apenas a atenção, para esta questão que diariamente se verifica.
Podemos mudar, com uma atitude diferente por parte das entidades patronais e dos profissionais vendedores. Muito pode ser dito, escrito e feito, sobre este assunto.

Por via deste problema agora retratado nesta estranha campanha, as empresas por vezes, mudam os nomes dos seus vendedores, chamando-lhes “gestores de conta”, “gestores de clientes”, “técnicos comerciais”, “consultores imobiliários” e agora mais recentemente com designações em inglês, como “sales specialist”, key account manager”, etc.
Para que o vendedor tenha orgulho da sua profissão, não deve ser escondido por de trás de títulos, que nada mudam os seus objectivos e missão.

As entidades bancárias também vendem e também têm vendedores, (embora também lhes chamem outros nomes), quando foi proposta esta campanha, deveria ter sido pensado que eventualmente também poderão os seus vendedores, agir de forma idêntica, em ocasiões semelhantes à representada.

Ajudemos os vendedores a trabalhar e a vender com dignidade, para que estas caricaturas sejam cada vez menos azo para o gozo geral e para que nem os vendedores tenham que enganar, nem os clientes tenham que ser enganados.


Acreditamos que vale a pena pensar e agir sobre este assunto.

Obrigado pela vossa atenção.

1 comentário:

Anónimo disse...

Subescrevo na totalidade todas as ideias que estão escritas nesta opinião sobre os vendedores, as suas atitudes e a forma como a prática de uma actividade profissional pode por vezes ser desrespeitada devido ás atitudes de marketing desesperadas.
Acrescento aqui e com a tua permissão uma ideia pessoal:"na nossa vida/mundo tudo e todos são vendedores, até mesmo quando pensamos que não o somos, ou achamos que não o queremos ser.