Mudança, na “Ordem” dos Vendedores

Mudança, implica perturbação e ruptura, é sobre isso que quero falar. A mudança que a OV, está a provocar é por enquanto silenciosa, mas já tem deixado alguns de nós a não dormir durante a noite e a pensar no que este grupo (que se está a constituir), pode vir a conquistar em prole de uma profissão auto-regulada.

Nesse sentido e sobre o tema VENDAS, podemos perguntar-nos:

- Quem são as autoridades em vendas que podem falar sobre o assunto?

- Quem pode definir conceitos e ideias?

- Quem pode ajudar os mais novos a integrarem-se e a seguir princípios deontológicos?

- Quem pode, com autoridade, definir esses princípios?

- Quem pode acreditar, o que é boa ou má formação em vendas?

- Quem pode tornar as transacções comerciais em processos de troca justos e honestos, tornando uma sociedade, transparentemente mais competitiva?

- Quem pode fazer a mudança, que é necessária?

Quem sãos os líderes?

A sociedade tem funcionado à volta de líderes que por vezes se aproveitam da ignorância dos seus seguidores, mas um Vendedor, pode ser um seguidor, mas é especialmente um líder, que lidera projectos, sejam eles de baixo ou alto valor monetário. São os líderes Vendedores e (vencedores) que podem provocar a mudança e trazer a energia que é necessária a esta ideia e a credibilidade que implica a dignificação de uma profissão.

O que nos disse o primeiro encontro?

O Encontro Nacional de Profissionais de Vendas (dia 13 de Setembro), "disse-nos" que não estamos sós, que não somos loucos e que há muitos mais como nós e a sentirem-se bem com isso. A sentirem que podem fazer uma mudança, uma ruptura, uma perturbação, acordando-nos para o facto de em conjunto podermos criar obra e nos ajudarmos mutuamente.

Quem lá esteve?

Para mim, a beleza especial do encontro, foi o facto de ver reunidos à volta do mesmo tema, profissionais de vendas em part-time, professores universitários, directores gerais de empresas, chefes de vendas, formadores em vendas, ou "simplesmente" vendedores (como já alguém um dia destes se auto-intitulou). Cada um com as suas ambições, seus objectivos, suas expectativas, suas capacidades, mas todos em torno do mesmo foco.

Qual será o próximo passo?

O programa foi apresentado e tem uma linha directora, mas há muito para construir paralelamente e isso só acontece com a colaboração de muitos líderes, de muitos encorajadores, de muitos criativos, de muitos membros que tem ideias brilhantes e querem testá-las e colocá-las em prática. O próximo passo pode estar na tua cabeça hoje e para a semana estar no papel e no mês seguinte, estar a ser implementado. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje, contacta-nos geral@ordemdosvendedores.com

Como lá chegaremos? (Open space technology)

Já ouviste falar em open space technology, se tiveres tempo dá uma vista de olhos, no filme abaixo e vê como esta inovadora forma de reunir, pode produzir imensos e eficazes resultados. Vê o filme (em inglês) sobre a técnica open space e um encontro na Alemanha designado "Asia-Pacific and Europe media dialogue" http://www.youtube.com/watch?v=UM6WqXAvHzM . Ficou assim a minha sugestão, para a nossa próxima reunião.

Que a mudança, seja a única constante da nossa vida (e para melhor).

Paulo Silva

De Pombal

VISITA a nossa rede:

WWW.ORDEMDOSVENDEDORES.NING.COM

"Provavelmente a maior rede de Profissionais de Vendas da Europa"

Sem comentários: