Aprenda a dar a notícias ruins!

Já mais vezes pedi à Karen, autorização para publicar alguns dos seus
textos. Este é curtinho, mas muito interessante. Dar más notícias, é algo
que poucos gostam de fazer. Vejam o que ela sugere.
Paulo Silva de Pombal


Aprenda a dar notícias ruins!
Por: Karen Jardzwski

"O sábio fala porque tem alguma coisa para dizer; o tolo, porque tem de
dizer alguma coisa"
Platão


Se as pessoas pudessem escolher, certamente optariam por falar somente
coisas boas. No entanto, é necessário, muitas vezes, ser o portador
das más notícias. Quem é que nunca precisou avisar o chefe que não
conseguirá finalizar uma tarefa ou que aquele grande cliente está
pensando em trocar de fornecedor?

Para que você saiba o que fazer quando estiver numa situação como
essa, preste atenção nas dicas de Jon Warshawsky, Chelsea Hardaway e
Brian Fugere, autores do livro /Por que as Pessoas de Negócios Falam
como Idiotas/, da editora Best Seller. De acordo com os especialistas,
transmitir más notícias é difícil, porém vantajoso. Afinal, falar de
coisas boas é fácil, mas tratar de pontos delicados não é para
qualquer um. "Dar uma notícia ruim exige coragem e valor moral",
afirmam. Conforme os autores explicam no livro, há duas técnicas que
devem ser utilizadas quando se resolve que a informação negativa
precisa ser comunicada. Confira quais são:

*1. Tomar alguma providência*

A norma tradicional é jamais apresentar um problema sem uma solução.
Entretanto, há uma regra ainda melhor: nunca o exponha sem realmente
fazer algo que represente um passo positivo para solucioná-lo – ainda
que não passe de agendar uma visita a um cliente desconsolado, por
exemplo. Existe uma diferença entre a má notícia com sinais de
esperança e aquela vinda das profundezas do desespero.

*2. O poder do pronome*

Use cautelosamente os pronomes "eu" e "nós" e evite o uso de "eles".
Se a responsabilidade for sua ou você estiver, ainda que vagamente,
ligado ao problema, torne ele seu. É aí que o "eu" se mostra útil,
pois se começa atribuir culpa, a notícia passa de ruim a pavorosa.

Gostou das dicas? Espero que possam ser úteis sempre que você precisar
comunicar alguma notícia que não seja muito positiva. Boa sorte!

Um grande abraço e até a próxima semana!

*Karen Jardzwski*
Redatora-chefe da revista *Motivação*
E-mail: karen@motivaonline.com.br <mailto:karen@motivaonline.com.br>

A reprodução total ou parcial deste texto é permitida, exceto para
fins comerciais, com a fonte devidamente citada: "Por Karen Jardzwski.
Material publicado na e-zine do site www.motivaonline.com.br

Sem comentários: