"Diga sim sempre que possível e não sempre que necessário"

O espírito deste blogue é ser "alimentado" com contéudo produzido pelo nosso grupo de trabalho, mas de vez em quando há algumas ideias publicadas noutros locais que não resisto a partilhar convosco. Obrigado à Karen Jardzwski Redactora-chefe da revista Motivação e autora deste texto.
Boas Vendas, Paulo Silva de Pombal
 
"Diga sim sempre que possível e não sempre que necessário" Tania Zagury

Diga sim ao "não"

"Com certeza", "posso fazer, claro". Muitas vezes, repetimos respostas positivas automaticamente, sem pensar nas conseqüências geradas por elas. Mas viver dizendo "sim" a novas tarefas, aos colegas, familiares e amigos pode prejudicar seu tempo, trabalho, carreira e vida.

Para a autora de O Livro do Não, dra. Susan Newman, há momentos em que você precisa dizer "não". "As pessoas que só dizem 'sim' sentem-se sobrecarregadas, divididas, acuadas ou exploradas e, por isso, são infelizes ou vivem ressentidas consigo". Ela alerta que, se você se pegar fazendo coisas que preferia não fazer, é hora de começar a pensar no que poderia fazer para tornar sua vida mais fácil e agradável. Segundo a dra. Susan, existem algumas medidas necessárias para começar a dizer "não". Confira algumas:

Faça uma lista dos "sins" que disser durante uma semana – Se você vive dizendo "sim", poderá ficar chocado ao constatar o número de vezes em que fez isso e, pior, perceberá que, muitas vezes, não tinha condições de responder positivamente.

Preste atenção na maneira como usa o seu tempo – Se a maior parte dele é monopolizado por amigos que precisam de ajuda ou pela família que depende muito de você, tome cuidado. É preciso ter tempo para você também.

Conheça os seus limites – Para manter a saúde, o seu corpo e mente precisam de descanso para rejuvenescer e, se você não estabelecer limites, isso não será possível.

Deixe que os outros assumam o controle para que você tenha menos responsabilidades – Se você abrir mão de fazer tudo sozinho para que as coisas saiam do seu jeito, verá que se sentirá menos pressionado.

Um grande abraço, motive-se e até a próxima semana!


Karen Jardzwski
Redatora-chefe da revista Motivação
E-mail: karen@motivaonline.com.br

A reprodução total ou parcial deste texto é permitida, exceto para fins comerciais, com a fonte devidamente citada: "Por Karen Jardzwski. Material publicado na e-zine do site www.motivaonline.com.br".

Replicado em www.OrdemDosVendedores.blogspot.com

 

 

2 comentários:

Ana Gabriela Ataíde disse...

Olá
excelente conteúdo, mas quanto a isso não é novidade, é algo a que já nos habituaram. Estive a preparar o meu blogue... e tem muito que se lhe diga: manter actualizado, conteúdo atractivo...para tantos outros beneficiarem. Em resumo excelente trabalho e excelente venda de idéias, muito obrigada. Em breve dou o meu contributo. Ana Ataíde

Paulo Silva de Pombal disse...

Olá Ana, tentei dar uma vista de olhos no teu blogue mas não abriu. Já está no ar?

Obrigado pela tua opinião. Este artigo não é nosso portanto o seu a a seu dono.

Boas Vendas